O objetivo da Gestão de Processos é discutir a implementação de rotinas de trabalho que promovam a realização de tarefas de forma integrada e otimizada, através de processos organizacionais, trabalhando no sentido de promover a consecução dos objetivos principais da Organização e integrando as equipes.
Imagine nas empresas processos se acumulando sobre a mesa, sem explicação, com retrabalho por coisas erradas, perda de tempo e de custo. Não é porque se paga um salário as pessoas no final do mês que se está pagando correto e fazendo a coisa certa sem perda de tempo.
Segundo o ABPMP BPM CBOK V3.0, podemos definir o que é gestão de processos organizacionais da seguinte forma:
“É a aplicação de princípios, métodos e processos de BPM a uma organização, para assegurar o alinhamento da arquitetura e do portfólio de processos de negócio de ponta a ponta, com a estratégia e os recursos da organização, provendo um modelo de governança para a gerência e a avaliação de iniciativas de BPM.”
Os processos vêm sendo discutidos e aprimorados desde o início da revolução industrial, mas foi a partir do término da segunda grande guerra que passou a ter reconhecimento notório e cada vez mais pesquisadores passaram a discutir sobre esse assunto.
Os processos organizacionais devem seguir os seguintes princípios:
▪ Os processos organizacionais referem-se à sequência de tarefas que, ao agregarem valor as variáveis de rotinas e mudanças no ambiente de trabalho e trabalharem sobre elas para uma melhor gestão de fluxo na redução de tempo, custo e retrabalho.
▪ Dessa forma, geram como resultado o produto ou serviço oferecido pelas empresas.
▪ A gestão de processos organizacionais nada mais é do que a forma como todas essas variáveis são administradas.
▪ Atualmente existem dois principais sistemas de gestão de processos organizacionais, o hierárquico funcional e o sistêmico integrado.
A organização dos processos administrativos exige uma administração com visão sistêmica, para entender cada necessidade a ser realizada.
Classificamos quanto a criticidade dos processos de negócio em:
▪ Críticos: Consequências de falhas podem gerar muitos problemas ou problemas de grandes proporções. Estão associados a grandes oportunidades de melhoria do desempenho da organização;
▪ Não críticos: Consequências de falhas no processo podem gerar pequeno número de problemas ou problemas de pequenas proporções. Não estão associados a oportunidades significativas de melhoria.
A Gestão de Processos de Negócios ou BPM (Business Process Management), é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação, com foco na otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócio, como ativos que fortalecem diretamente o desempenho da organização, priorizando a excelência organizacional e a celeridade dos negócios.
No gerenciamento de processos, as pessoas são o centro dos negócios.
▪ Uma das vertentes do BPM é o foco nas pessoas (human-centric), sendo estas o
centro dos processos de negócio.
▪ Alguns BPMS vêm seguindo esta corrente buscando oferecer às partes
interessadas (usuários, atores de processos, envolvidos) maior facilidade e flexibilidade no uso, o que torna a experiência mais agradável, com ferramentas simples e intuitivas. O processo de construção de um processo corporativo passa primeiro pela detecção da necessidade do processo de uma determinada área da empresa. Detectado esse processo, agora observa-se e determinam-se as etapas, o que elas fazem e quais suas sequências, passo a passo.
Os grandes problemas por falhas de processos nas empresas são:
▪ Falta de tempo para realizarem as tarefas definidas;
▪ Ficar realizando compras emergenciais por falta de planejamento de processos;
▪ Dessa forma, ficar realizando pagamentos atrasados.
Mas o que é um processo?
Um processo exige entrada que solicitam para que algo seja realizado. A partir disso, processo esses ingredientes de entradas e finalmente produz uma saída. Veja a figura abaixo.
Veja que a entrada são como estou no momento e o que preciso para fazer isso: creme dental, escova e água.
No processamento eu coloco creme dental na escova, passo água na boca e passo a escova nos dentes, depois jogo água para limpar.
Na saída, tenho dentes limpos conforme planejei.
O processo de criação e valor tem que levar em consideração cinco (6) conceitos: Eficiência, eficácia, produtividade, efetividade, impacto e indicador de desempenho.
a) Eficiência – Interação entre os bens produzidos e os recursos consumidos.
b) Eficácia – Conseguir o objetivo.
c) Produtividade - A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os fatores de produção utilizados. A produção é definida como os bens produzidos.
d) Efetividade – É como reflete o melhor cenário possível de um processo.
e) Impacto – É o resultado causado ao cliente do processo.
f) Indicador de Desempenho – É um número, porcentagem ou razão que mede um aspecto do desempenho com a finalidade de comparar essa medida com metas preestabelecidas.