Sobre o Núcleo
Em 2018 abrimos campo de estágio na Unidade de Campo Grande para alunos do Serviço Social sob supervisão da Assistente Social Roberta Leite, e em 2019 abrimos campo de estágio na Unidade Niterói sob a supervisão da Assistente Social Kelly Souza.
O Núcleo de Prática Social – Ensino, Pesquisa e Extensão que busca promover uma melhor capacitação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, além de proporcionar ao aluno/estagiário vivenciar na prática tudo aquilo que ele aprendeu em sala de aula, através de uma área, ainda pouco explorada, nos cursos de Serviço Social que é a assessoria e consultoria. Através disso teremos profissionais cada vez mais preparados e qualificados para atenderem aos usuários. Verbalizamos a importância da assessoria como uma ação que aponta caminhos e estratégias para que o outro possa intervir à demanda apresentada. Por isso é importante que o assessor tenha conhecimentos, qualificação, e garantam sua capacitação profissional continuada, ou seja, uma educação permanente. A reflexão e o aprofundamento acerca da intervenção da realidade, levando-se em consideração o contexto sócio-histórico e a contradição da totalidade social são importantes para a qualidade do exercício profissional. A Política de Educação Permanente aponta a importância do aprimoramento intelectual, e segundo o Código de Ética 1993 o aprimoramento profissional garante uma prática profissional comprometida com os interesses dos usuários, assim garantindo a ampliação e consolidação dos direitos. É de suma relevância a correlação entre a formação e o exercício profissional, através da teoria/prática, e o Núcleo de prática tem como objetivo o aprimoramento ensino-aprendizagem bem como promover discussões e trocas de experiências entre alunos/estagiários e supervisores no âmbito da assessoria e consultoria.
Estágio
O NEZO – Núcleo de Estudos da Zona Oeste – tem como objetivo a produção de conhecimentos para a categoria, valorizando a aproximação entre universidade, exercício profissional e campo através da formação continuada por meio de campo de estágio, especializações, cursos de aprimoramento profissional e também assessoria e consultoria desenvolvida nos espaços de atuação do Serviço Social.