Bem Vindo!
Artigos | Blog | Corpo Docente | Fale Conosco | Nossos Endereços | Quem Somos

PREPARATÓRIO CONCURSO UFRJ

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Em Estoque

R$750,00
PREPARATÓRIO  CONCURSO UFRJ

* Campos Requeridos

R$750,00

Detalhes

PREPARATÓRIO  CONCURSO UFRJ

 

Específico Serviço Social

 

Período: Setembro 2017 à Janeiro 2018

 

Investimento:  750,00

 

Cronograma:

– Fundamentos do Serviço Social, formação e trabalho profissional: Dimensões teóricometodológica, ético-política e técnico-operativa do Serviço Social. Espaços sócio-ocupacionais e atuação profissional: atribuições e competências. Sistematização da prática, dimensão investigativa e supervisão de estágio em Serviço Social.

- Fundamentos ontológicos da ética profissional e suas expressões no trabalho da Assistente Social. O Projeto Ético-Político, suas expressões jurídico-políticas e instâncias político-organizativas. Código de Ética do/a Assistente Social, Lei de Regulamentação da Profissão e Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social. 

 - Análise institucional, planejamento, avaliação e monitoramento. Análise de indicadores sociais. processos político-organizativos, processos de planejamento e gestão. 

- Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Processos socioassistenciais. 

- Sistema Único de Saúde (SUS). 

- Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Prioridade de atendimento e acessibilidade. Idoso 

 - Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD). Política Nacional sobre Drogas (PNAD). Movimentos sociais: cidadania e representatividade. Interdisciplinaridade. 

- Estado, sociedade e Políticas Sociais: formação sócio-histórica brasileira e análise de conjuntura: Pobreza e desigualdade social no Brasil. Desigualdade, diversidade e marcos históricos e legais das políticas de ação afirmativa no Brasil. 

- A crise capitalista na atualidade e seus impactos na educação superior: Política de Educação no Brasil e reforma, precarização, fragilização e privatização do ensino superior no Brasil. função social da universidade pública. Política Nacional de Assistência Estudantil. A Universidade pública brasileira e a questão do acesso e permanência. 

- Relações de gênero e intergeracionais. Família e proteção social: mulher vítima de violência. Super exploração do trabalho, perda de direitos e os impactos na Saúde do Trabalhador. 

- Direitos da Criança e do Adolescente 

- Seguridade Social: Previdência Social e (Contra) Reforma da Previdência. Regime Geral de Previdência Social (RGPS), Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e Regime de Previdência Complementar (RPC), 

- Lei Federal nº 12.527/2011. Decreto Federal nº 7.724/2012. 

- Decreto nº 1.171/1994. Lei Federal nº 8.666/1993. Lei Federal nº 9.784/1999. 

- Constituição Federal de 1988: Título I. Título II. Título III, capítulo I e capítulo VII (Seções I e II). Título VIII, capítulo III (Seção I). 

- Princípios Constitucionais Explícitos. Princípios Constitucionais Implícitos. Administração Pública Direta e Indireta.

 

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.

ÁREA ADMINISTRATIVA